Realizou-se no passado sábado no Auditório da AMAL, na vila da Lourinhã, o IV Seminário da ANT-ECP, sob o tema: “O cadastro predial segundo o novo Regime Jurídico” (DL nº72/2023).
Entre oradores, expositores e participantes, estiveram mais de 200 pessoas no belíssimo Auditório da AMAL.
Os trabalhos iniciaram-se com o discurso do Sr. Presidente da ANT-ECP, dando os bons dias aos presentes e agradecendo a sua presença. O agradecimento, de forma empenhada, foi dirigido também às entidades que colaboraram, como foi o Município da Lourinhã, na pessoa do Sr. Presidente João Duarte Anastácio e da Junta de Freguesia da Lourinhã, na pessoa do Sr. Presidente Pedro Margarido.
Um especial agradecimento a todas as entidades que responderam positivamente ao convite para apresentar uma comunicação neste IV Seminário, como é o caso da Estrutura de Missão para eBUPi, que esteve representada pela Ex.ma Sr. Coordenadora, a Dr.ª Carla Mendonça, o Ex.mo Sr. Coordenador Adjunto, Dr. Paulo Madeira, e o Sr. Eng.º Rodrigo Dourado. Em representação do Instituto de Registo e Notariado (IRN) a Sr.ª Dr.ª Blandina Soares. Em representação do IPC/ESTGOH, a Sr.ª Professora Dr.ª Eduarda Pereira. Em representação do IPG o Sr. Dr. António Monteiro. Em representação do Agrupamentos Escolas Templários e do seu Centro Qualifica, o Sr. Diretor, o Dr. Paulo Macedo e a Sra. Coordenadora do Centro Qualifica, a Dr.ª Angelina Macedo. Por último, o nosso agradecimento ao colega Pedro Oom, que apresentou uma das comunicações mais aguardadas do dia.
Ao nível do apoio logístico para a organização deste IV Seminário, o nosso agradecimento para o nosso colega Romeu Pereira, sem a colaboração dele seria tudo muito mais complicado.
Depois o nosso agradecimento às marcas que marcaram presença como foi o caso da Leica, da Topcon, da Giscad; da Topogis, da Detalhe Virtual, Geotarget e NacionalGest, que com uma representação de 5 elementos teve a oportunidade de esclarecer todos os presentes sobre o seguro da ANT-ECP para fazer cadastro predial e sobre as versões que vão sair em 2025. As condições para expor os produtos não eram as melhores, mas o tempo ajudou e permitiu que se tenham feito demonstrações no exterior.
O coffe break e o almoço foi servido por um restaurante da região que nos parece ter sido do agrado de todos.
Aos convidados e expositores, foi oferecido uma pequena peça em resina, com a mascote deste IV Seminário desenhada em 3D, o nosso dinossauro agrimensor.
O balanço que a ANT-ECP faz deste IV Seminário é muito positivo tendo excedido as expectativas que tínhamos para o mesmo.
Obrigado a todos os que estiveram presentes, incluindo os colegas que se deslocaram das ilhas para marcar presença e engrandecer este nosso IV Seminário com a sua presença.
O Conselho Diretivo da ANT-ECP